quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Djs do futuro

Semana passada falamos da pick-up acoplada ao iPad. Ela usa diversos aplicativos para substituir algumas funções do aparelho comum. Nessa semana o designer Gregory Kaufman veio com uma proposta para substituir tudo, desde iPad, até a pick-up, passando, inclusive, pelos discos.


A Multi Touch Light Table não passa de uma mesa sensível ao toque totalmente adaptada ao ofício do disc jockei. Mas esse “não passa” guarda uma série de funções que impressiona qualquer designer de interface ou aficcionado por tecnologia, tamanha usabilidade aplicada.

Variando entre toques com um ou vários dedos, deslizes, leves encostadas ou movimentos de pinça, o DJ tem todas as funções de uma pick-up básica sem todo o trambolho físico. Um pen drive faz o trabalho sujo de levar o peso do maquinário, substituído por um software e, é claro, pelos arquivos em MP3.

Para os mais puristas, essa parte pode incomodar, pois é sabido que a compressão do MP3 não é tão fiel quanto o vinil ou o WMA. Quem estiver a fim de arriscar, no entanto, pode gostar do protótipo do designer, ainda mais porque ele prevê que outros aparelhos podem ser agregados à mesa. No vídeo abaixo, em inglês, Kaufman demonstra o funcionamento do seu invento.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Google comprou helicóptero-robô que poderá ser usado melhorar Google Earth

Um fabricante alemão de drones (mini helicóptero-robô sem piloto, operado por controle remoto) diz que o Google está experimentando um de seus modelos, um quadricóptero (helicóptero com quatro rotores) de segurança movido à bateria, que já foi usado pela polícia do Reino Unido, e até acabou no tribunal. Segundo a Microdrones GmbH, ainda não é possível dizer para que a companhia de internet pretende usar o helicóptero-robô, mas tudo indica que poderá ter problemas com os defensores da privacidade, revelou o site Popsci nesta terça-feira (10).

O drone da GmbH consegue voar por mais de uma hora, fotografando grandes porções de território e é capaz de pairar no ar, fornecendo segurança em uma área pelo mesmo tempo.

Especialistas dizem que, se for verdade, o interesse do Google seria pela capacidade do drone em ajudar a complementar as imagens do serviço Google Earth, que atualmente usa imagens aéreas e de satélite, para revestir o Google Maps com imagens reais da Terra.

O problema é que o Google está pisando em ovos na Europa, por causa dos dados de Wi-Fi coletados pelos carros do Street View. O serviço de fotos de ruas do Google já foi acusado de invasão de privacidade por tirar fotos de pessoas sem sua autorização.

No Reino Unido, já existem leis que regulamentam os drones de vigilância. Nos Estado Unidos, também já se estuda integrar os helicópteros-robôs comerciais às rotas de voo.
 

Kaká será capa da nova versão do game 'Fifa'


A produtora Electronic Arts anunciou nesta quinta-feira (5) que o jogador do Real Madrid Kaká será o principal jogador na capa do game de futebol ‘Fifa 11’. O brasileiro será destaque nas campanhas mundiais do game que terá mais dois jogadores de acordo com a região onde o título for lançado. Outros 17 jogadores de futebol irão acompanhar Kaká na capa do game.

"Eu sempre fui fã da série ‘Fifa’", afirmou Kaká. "Estar na capa de ‘Fifa 11’ 11 é uma grande honra para mim, já que pouquíssimos jogadores têm essa oportunidade e grandes nomes do futebol já estamparam esse game realmente incrível”

Fifa 11’ está em desenvolvimento para PlayStation 3, PlayStation 2, PSP, Xbox360, PC Nintendo Wii e Nintendo DS e tem previsão de lançamento no Brasil em outubro próximo. Como novidade, o título traz o Personality+, que retrata jogadores com maior fidelidade no físico, na movimentação e na parte psicológica. Um novo sistema de passe profissional permite a criação de jogadas mais precisas dependendo da habilidade do gamer.

Gorila "gamer"


Um gorila do zoológico de San Francisco, nos Estados Unidos, foi fotografado e filmado enquanto brincava com um Nintendo DSi XL que um menino havia deixado cair em sua jaula.

Segundo a MSNNBC, a fotógrafa Christina Spicuzza estava observando os gorilas quando um menino deixou cair seu videogame dentro da área reservada aos animais. A gorila chamada Bawang correu para pegar o dispositivo eletrônico. "A gorila estava muito interessada em entender o que era aquilo", disse Christina, explicando que o animal colocou o jogo na altura dos olhos, como se estivesse jogando, por diversas vezes.

Não demorou muito para que o pequeno gorila Hansai, ainda filhote, tentasse pegar o videogame. Mas Bawang, mãe adotiva de Hansai, evitou que ele pegasse o Nintendo DSi XL.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ares, a placa de vídeo mais rápida do mundo


Temei, mortais, pois a placa de vídeo mais rápida do mundo chegou ao Brasil e se chama Ares, o deus da guerra na mitologia grega. Tivemos um aperitivo dela funcionando na Eletrolar Show, e a guerreira da Asus mostrou que tem força para rodar em até seis monitores ao mesmo tempo.A Ares funciona como sua antecessora, a Mars: tem duas GPUs rodando ao mesmo tempo. O que muda é a marca e a capacidade das GPUs. Para este modelo, a Asus optou por duas Radeon HD5870 de 850 MHz, a rival dos mais recentes lançamentos da Nvidia.

Em matéria de layout, a Ares pode bem incentivar um mod que deixe o gabinete aberto. No quesito resfriamento, a técnica pode até ser dispensada, segundo a Asus. A placa vem com dois dissipadores de cobre com oito canos cada. Juntos do cooler, o resfriamento chega a ser 600% maior que sua antecessora.


Comparando a velocidade das duas temos um ganho de 32% em rapidez. Quem ajuda esse desempenho também é a memória RAM de 4 GB. Nos índices de benchmarks a que tivemos acesso, a Ares se mantem bem acima da Mars. A confirmação, no entanto, só virá com testes no INFOLAB.

Ainda bem que não temos de comprar a placa para realizar os testes. O preço da Ares assusta tanto quanto sua perfomance: 4.500 reais, com direito a uma maleta estilo James Bond e um mouse especial. E quem quiser uma ainda tem de garimpar por aí, pois até agora só chegaram dez exemplares ao Brasil — todos vendidos.

Positivo lança leitor de e-books


O leitor de e-books da Positivo existe — e até agosto estará nas lojas. Como noticiado pela INFO, o gadget será chamado de Alfa e terá touchscreen de 6 polegadas, memória interna de 2 GB e entrada para cartão microSD.

Outra característica já confirmada é a presença do Dicionário Digital Aurélio, vendido pela Positivo. Ele acompanhará o e-reader e poderá ser utilizado junto com a leitura.

O Alfa terá 8,9 milímetros de espessura e irá pesar 240 gramas. O leitor vai funcionar como o Kindle, servindo para ler jornais e livros eletrônicos. Não há informações sobre quais tipos de arquivo ele irá aceitar nem sobre o preço.

Acer lança notebook com dois sistemas operacionais


A Acer aposta no futuro, mas ainda é apegada ao passado. Prova disso é lançar um netbook com dois sistemas operacionais embutidos: o Windows XP e o Android. O produto foi anunciado nesta semana numa feira de tecnologia de Taiwan.

O Android funcionará no AOD255 para realizar, rapidamente, tarefas simples como ver o e-mail ou usar o browser. O Windows XP será o sistema principal da máquina e o usuário vai escolher entre um e outro pelo software Acer Configuration Manager for Android. O acesso rápido funciona da mesma forma que em outros netbooks com o sistema Splash Top e não é novidade, mas o sistema operacional do Google, sim.

O aparelho terá 10 polegadas e vai rodar com um processador Intel Atom N450 e 1 GB de memória DDR2. Seu HD é de 160 GB. Com esses dados, dá até para entender por que optaram pelo Windows XP como sistema operacional principal.

Espera-se que o AOD255 custe 375 dólares nas lojas taiwanesas. Se você puder ir à feira Taipei Computer Applications Show, pode conseguir um desconto de 75 dólares no preço. Ou pode aguardar que o netbook chegue ao Brasil, ainda sem previsão.

Samsung e Sony estreiam Blu-ray players 3D no Brasil


Comprar uma TV 3D sem levar junto o Blu-ray player 3D é uma furada, mesmo que ela converta imagens do 2D para 3D. A qualidade da imagem de um Blu-ray é, de longe, bem mais convincente, pela alta definição. Não tão convincente, por enquanto, é o preço da tecnologia e a quantidade de títulos disponíveis. Mas para quem já está acompanhando os lançamentos e pensa em adquirir os aparelhos no futuro, Sony e Samsung já têm players no Brasil com preços definidos.

O que dá para perceber comparando os dois modelos é que eles têm funcionalidades parecidas. Tanto o C6900, da Samsung, quanto o BDP-S470, da Sony, podem baixar conteúdos adicionais da mídia pela internet via Wi-Fi; possuem função Upscaling, para simular imagens em full HD, e podem compartilhar arquivos com notebooks e desktops via DLNA. Ambos reproduzem a maioria dos formatos como AVCHD, MP4 e DivX HD, decodificam HD e DTS HD e têm 1 GB de memória interna.

Aproveitando a conexão de rede, o player da Samsung mostra widgets do YouTube, Twitter e portais de notícias. A função, porém, não é muito útil, tendo em conta que a maioria das TVs 3D já fazem isso. Ela pode servir só para adicionar um widget ou outro se a TV do dono for de outra marca e tiver menos widgets. O da Sony acessa o Bravia Internet Video, para exibir vídeos de parceiros da Sony na web. De bacana, o BDP-S470 também tem um aplicativo para iPhone, que permite usar o telefone ou o iPod Touch como controle remoto.

O player da Sony custa 999 reais e vem com o filme Tá Chovendo Hamburguer, da Sony Pictures. Mais caro, o da Samsung sai por 1.399 reais, mas vem com cabo HDMI 1.4.

Novos periféricos da Logitech para gamers









A Logitech apresentou três novos acessórios de PC para gamers. Mas, de tão requintados, chega até ser estranho chamar o teclado G510, o headset G930 e o mouse G700 de acessórios.

O carro-chefe da linha é o teclado, com iluminação ajustável, 18 teclas programáveis, portas para microfone e fone de ouvido, além de tela LCD, para mostrar dados e status do jogo. Todo em preto, o teclado sai por 120 dólares e pode ser usado tanto em Mac quanto em PC.

Assim como o teclado, o fone com microfone é wireless. Preto e com acabamento em espuma — para evitar pressão prolongada, segundo a Logitech —, ele tem bateria autônoma, com promessa de 10 horas, segundo a empresa. O fone é estéreo Dolby 7.1 e tem três botões programáveis. O microfone também tem três botões específicos e redução de ruídos. Custa 160 dólares.

O mouse é o último aparelho das novidades para gamers. Ele tem 13 botões e também é sem fio. Seu índice de leitura vai de 200 a 5.700 DPI. Um display de LED manda as informações sobre o aparelho, que pode guardar cinco combinações de funcionamento. A bateria do mouse pode ser recarregada quando ele é conectado diretamente ao PC. O aparelho é o mais barato da linha e sai por 100 dólares.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Google confirma aquisição da desenvolvedora de games Slide




Empresa é responsável por games como 'Superpoke' e 'Superpocus'.
Investimento teria sido de US$ 182 milhões, segundo site especializado.


O Google confirmou nesta sexta-feira (6) a aquisição da desenvolvedora de games Slide, responsável por títulos como “Superpoke”, Superpoke pets!”, “Top fish”, "Superpocus” e “Funspace”.

"Estamos felizes em anunciar que adquirimos a Slide, uma companhia de tecnologia social com extensa história construindo novas maneiras para as pessoas se conectarem com outras por inúmeras plataformas on-line", escreveu o diretor David Glazer no blog oficial do Google.


O Google tem investido no ramo dos jogos sociais com aquisições de empresas. Recentemente, fechou um acordo de US$ 300 milhões com a desenvolvedora Zynga, de “Farmville” e “Mafia wars”, sucesso no Facebook.

O acordo com a Slide, segundo o blog de tecnologia TechCrunch, pode girar em torno de US$ 182 milhões. Analistas afirmam que, embora o Google já tenha investido milhões nas empresas de games sociais, a companhia continuará investindo na área nos próximos meses.

O mercado de jogos sociais teve investimento de grandes empresas nos últimos meses, como a aquisição das desenvolvedoras Playdom e Tapulous pela Disney e a compra da Playfish pela Eletronic Arts.

Com 1 milhão, "Tekken 6" lidera vendas da Namco Bandai no trimestre


Em nota para divulgar os resultados do seu primeiro trimestre do corrente ano fiscal, finalizado em 30 de junho, a Namco Bandai anunciou que seu faturamento foi de 81,9 milhões de ienes, um aumento de 8,2% se comparado ao mesmo período do ano anterior, em que a empresa lucrou 75,7 milhões de ienes.

Se os ganhos foram maiores na relação entre o primeiro quarto do ano corrente e do anterior, o mesmo não se pode dizer da quantidade de jogos vendidos. Em 2010, a Namco Bandai vendeu 3,153 milhões de unidades, sendo 2,174 milhões para consoles e 979 mil para portáteis. A marca é menor que no ano anterior, em que foram comprados aproximadamente 3,4 milhões de games.

Um dos principais responsáveis pela quantia supracitada é "Tekken 6", jogo de luta lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PSP em outubro de 2009, que vendeu 1,07 milhão de cópias no mundo todo. Os outros títulos mais vendidos foram "Taiko Drum Master" (170 mil) e "Ben 10: Alien Force 2" e "Super Robot Taisen OG Saga: Masou Kishin" (110 mil unidades cada).

Entre as séries, "Mobile Suit Gundam" é a mais rentável, seguida por "Power Ranger". Por outro lado, "Ben 10" e "Dragon Ball" se tornam menos lucrativas a cada ano. Não foram informados os números de vendas de cada um deles.

Com as marcas mencionadas, a produtora japonesa conseguiu diminuir suas perdas quase que pela metade, passando de 2,8 bilhões para 1,6 bilhão de ienes.

Panasonic mostra sua filmadora de bolso full HD


A Panasonic mostrou recentemente sua filmadora de bolso full HD (HM-TA1) que além de captar filmes com resolução 1920x1080p pode cumprir o papel de uma webcam quando estiver conectada a um computador pela porta USB. O modelo, que estará a venda no Brasil a partir de setembro, estava exposto na última edição da Photoimage Brazil, em São Paulo.

Ela possui dimensões reduzidas, aproximadamente 5.3 centímetros de comprimento, 1.7 centímetros de espessura e 10 centímetros de altura, e pesa menos de 200gramas. Atrás, um display LCD de 2 polegadas e poucos botões de comando, incluindo o de zoom que é de 4x (digital). Ela ainda pode captar imagens estáticas com 8 megapixels de resolução e conta com uma pequena luz de LED que cumpre a função de flash para ajudar na iluminação, seja para filmes ou fotos. O software que acompanha a filmadora permite o envio de fotos para sites de compartilhamento como Youtube e Facebook com um único comando.

Para armazenar os conteúdos você pode utilizar cartões do tipo SDXC/SDHC/SD Memory Card.

Protótipo de Celular Microsoft


Microsoft apresenta protótipo de celular


SÃO PAULO - Um documento da Microsoft Research apresenta um protótipo de smartphone com tela sensível ao toque.

O dispositivo, chamado de Menlo, faz parte de um documento da divisão de pesquisas da Microsoft chamado de “User Experiences with Activity-Based Navigation on Mobile Devices” (PDF). De acordo com o texto, o Menlo é “um protótipo de aparelho com tela sensível ao toque (4,1 polegadas e 800x480) rodando Microsoft Windows Embedded CE 6.0 R2 que incorpora o acelerômetro Bosch BMA150 3-axis e o sensor de pressão digital (barômetro) Bosch BMP085”.


O documento também descreve a tecnologia chamada de Greenfield, que auxiliaria os usuários a encontrar um carro estacionado. A tecnologia seria “útil em situações onde alguém perdeu seu carro e precisa encontrá-lo, mas também no caso de ter sido estacionado por outra pessoa, em um estacionamento privado, por um membro da família ou um veículo compartilhado da empresa”, segundo o documento.

O documento foi divulgado anteriormente por Mary Jo Foley, da ZD Net, que não acredita que a Microsoft desenvolverá seu próprio aparelho, mas um novo sistema operacional compatível com uma variedade de processadores.

Em junho, a Microsoft descontinuou os smartphones Kin, alegando alto investimento e baixo número de vendas.

Tecnologia permite controlar PC pela respiração


Aparelho permite controlar computador pela respiração

Tecnologia está em desenvolvimento por instituto israelense.
Portadores de deficiência conseguiram jogar e escrever.

Anton Plotkin, membro do Instituto Weizmann, em Israel, demonstra como usar a internet com um aparelho acionado pela respiração. O aparelho, um pequeno tubo instalado na entrada da narina e conectado a um sensor que mede a pressão, é parecido com os tubos usados para administrar oxigênio em pacientes nos hospitais. Os portadores de deficiência que o testaram conseguiram rapidamente jogar e escrever. Um tetraplégico pode utilizar o controle da respiração para conduzir uma cadeira de rodas elétrica com uma grande precisão depois de apenas 15 minutos de treinamento, segundo o estudo.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento e o Instituto Weizmann já solicitou a patente. Se chegar a uma etapa de produção em massa, o aparelho não deverá custar mais de US$ 20, segundo Noam Sobel, um dos autores do estudo.

Relógio com touchscreen e carregador via USB


Relógio de pulso 'silencioso' tem touchscreen e carregador via USB

Alarme do Mutewatch vibra, em vez de disparar som.
Produto custa 199 euros, cerca de R$ 465.

Lançado na Europa, o relógio Mutewatch tem visor sensível ao toque e é carregado via USB. O produto, que pode ser encomendado pela internet por 199 euros (cerca de R$ 465), tem um alarme silencioso, que vibra em vez de disparar som. Para acionar suas funções – como relógio, alarme e cronômetro –, o usuário precisa tocar no visor.
Mutewatch já está em pré-venda. Para reservá-lo, o comprador paga 19 euros, descontados do preço total do produto no momento da compra.

Tecnologia 4G pode estar chegando ao Brasil


A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (5) o cronograma que prevê as mudanças na destinação da faixa de 2,5 GHz em benefício das operadoras de celular.

Atualmente, a frequência vinha sendo utilizada por prestadoras de TV por assinatura que usam a tecnologia de transmissão sem fio (MMDs), e passará a ser utilizada pelas grandes operadoras de telefonia móvel para a prestação do serviço de quarta geração de telefonia móvel. O 4G pode ser considerado uma evolução dos padrões de telefonia e as tecnologias que são mais exploradas na indústria são WiMax e LTE (Long Term Evolution).

No entanto, a diretoria da agência sinalizou que, até a conclusão das mudanças, serão feitas as certificações de equipamentos WiMax. Essa certificação é considerada a grande barreira para oferta de multisserviços por essas empresas com conexão à internet.

As empresas de TV por assinatura detém 190 MHz de banda e passarão, até meados de 2013, a ocupar pelo menos 50MHz, com possibilidade de estender em mais 10 MHz.

De acordo com o conselheiro da Anatel, João Rezende, as empresas de TV por assinatura serão recompensadas com possibilidade de oferecer serviços de banda larga.

Do total de 190 MHz disponível na faixa de 2,5 GHz, as operadoras de celular ficarão com 140 MHz. A ideia é que a partir de 2013, um ano antes da Copa do Mundo, o país já ofereça a tecnologia de quarta geração.

Rezende destacou que o número de assinantes de TV paga por MMDs é de apenas 400 mil assinantes, em apenas 311 municípios, enquanto a evolução crescente da telefonia celular responde por uma base de 180 milhões de usuários.